CENTROS PASTORAIS

A Paróquia contém dois centros pastorais: Taipu e Poço Branco. Neles são realizados as atividades pastorais da paróquia, bem como demais eventos das cidades. Os dois são disponíveis para aluguel de eventos.

Centro Pastoral de Taipu

O Centro pastoral de Taipu foi fruto das reivindicações da comunidade por um espaço onde pudessem realizar as atividades pastorais e culturais. O movimento começou pelo Grupo de Escoteiros Dom Bosco com a realização de festas para arrecadar recursos para a sua construção. Em 25 de junho de 1984, a Ir. Natalina solicitou ao Governo do estado a doação do prédio da coletoria estadual de Taipu, onde seria construído o referido centro pastoral: "A Paróquia Nossa Senhora do Livramento” do Município de Taipu, neste Estado, representada pela Irmã Natalina Maria Rossetti, infra-assinada, requer a V.Excia, se digne conceder-lhe a liberação de um terreno onde funcionou a Coletoria Estadual de Taipu, de propriedade do Estado, situado a Praça 10 de março, nesta cidade [...] pretende a paróquia edificar no local ora solicitado um Centro Pastoral que deverá servir de sede para a realização de suas atividades socioculturais e religiosas [...]" (LT, p.71).

Atendida a solicitação da paróquia, o prédio foi demolido para se construir o centro pastoral, com a ajuda financeira vinda da Alemanha e de festas realizadas na cidade as obras seguiram ao longo do ano de 1985.

Construção do centro pastoral de Taipu, 1985. Foto: arquivo PNSL.

Após um ano de trabalho no centro pastoral, os trabalhos já estavam muito adiantados faltando apenas os acabamentos para a inauguração que ocorreu em 01 de maio de 1986 (LT, p.74): "Dia do trabalhador e abertura do mês dedicado a Maria, foi escolhido para a inauguração do Centro que recebeu o nome de Centro Pastoral Paroquial Coração de Maria [...] às dezoito horas o Sr. Bispo, deu a solene benção ao prédio do Centro Paroquial, com a presença do povo." O centro pastoral de Taipu é um grande espaço social local, pois nele se realizam não só as atividades relacionadas a paróquia, mas também atividades sociais e culturais da comunidade, sendo por isso, um espaço de vital importância sociocultural de Taipu. Coincidentemente, o centro pastoral de Taipu foi inaugurado no dia do aniversário da Irmã Natalina Rossetti, razão pela qual houve uma intenção do padre Francisco Assis Inácio de mudar o nome do centro pastoral para Centro Pastoral Irmã Natalina Rossetti como forma de homenagear esta grande animadora pastoral da paróquia de Taipu.

Foto da fachada do centro pastoral de Taipu, 2005. Foto: arquivo PNSL

Centro Pastoral de Poço Branco

A construção do Centro pastoral de Poço Branco começou no ano de 1981 por iniciativa da Ir. Therezinha Vieira que fez um pedido a Adveniat datado de 12 de junho de 1980 para se construir o centro pastoral. A inauguração ocorreu em 01 de agosto de 1982 conforme está escrito no livro tombo com a presença do Sr. Bispo Dom Antônio Soares da Costa, mais quatro sacerdotes e 30 pessoas leigas de outras paróquias além do povo de comunidade de Poço Branco, principalmente dos jovens que vibravam com a obra já realizada. O centro pastoral recebeu o nome de João Paulo I. (Cf. LT, p.70)

A cima construção do centro pastoral de Poço Branco, 1981. Foto: Arquivo PNSL.

A conclusão do centro pastoral de Poço Branco representou uma conquista para aquela comunidade, iniciado pela Ir. Teresinha Vieira, na qual as pastorais e movimentos sociais de Poço Branco teriam um espaço físico para atuarem junto a comunidade por meio de suas reuniões e encontros. O centro pastoral de Poço Branco serve a comunidade paroquial onde são realizados os encontros de catequese e formação da comunidade pastoral daquela cidade.

Centro pastoral de Poço Branco, em 2005. Foto: Arquivo PNSL.

Fonte: Arquivo Paroquial e Blog Crônicas Taipuenses

Fotos: Arquivo Paroquial, cedidas e Blog Crônicas Taipuenses