Nossa Senhora da Conceição

História:

Logradouro

LOCALIZAÇÃO:

A Capela de Nossa Senhora da Conceição está localizada no Povoado Logradouro, S/N - Zona Rural - CEP 59565-00 - Taipu/RN, sob a circunscrição da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento de Taipu e Poço Branco da Arquidiocese de Natal. A localidade do Logradouro situa-se a 12km do Centro da Zona Urbana partindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento com uma população aproximada de 240 habitantes distribuídos entre 60 famílias onde 100% se declara como povo cristão católico.

HISTÓRICO DA LOCALIDADE:
A localidade do Logradouro data aproximadamente do final do século XVIII do ano de 1798. A região era passagem de indígenas do sertão para o litoral e vice-versa onde encontravam uma área bastante pantanosa com diversas lagoas com uma fartura de peixes para o alimento durante a passagem desses povos pela localidade. Segundo o professor Francisco Nascimento a sesmaria herdada pelo primeiro colono do lugar deve ser a mesma das terra do Mar Coalhado em Ielmo Marinho ou de Serra Pelada em Taipu.

HISTÓRICO DA CAPELA:
As atividades religiosas da localidade desde os primórdios dos tempos ocorriam de forma isolada dos planos pastorais da paróquia pois não havia nenhuma ligação com a mesma onde os terços e novenas eram rezados nas residências pelos próprios moradores em alteres ou oratórios privados. A rezadeira de terços da localidade e região foi a senhora Júlia Maria da Conceição que faleceu em 05 de novembro de 1989 com mais de 90 anos.

A primeira pedra lançada para a construção ocorreu no dia 12 de outubro de 2003 pela doadora da terra a senhora Maria da Cruz da Silva, esposa do senhor Cícero Felipe da Silva, vindo a ficar pronta em 2004. As obras começaram sob a administração paroquial do Pe. Claudio Régio e concluída na administração do Pe. Jonerickson.

Localização: