top of page

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Atuação:

Taipu, Poço Branco e comunidades

Resumo:

São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
distribuição da comunhão na missa.
distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
administração do viático.

Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idóneas e com boa prática cristã. Na maior parte das (Arqui)dioceses, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.
No fim de tal formação, são admitidos pelo Padre às funções para que foram escolhidos, o que nalguns casos é feito numa celebração litúrgica. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado.

No entanto, para o caso duma celebração em que são necessários os serviços dum ministro extraordinário da comunhão e não se encontra nenhum na assembleia, pode ser designada nesse momento uma pessoa idónea que auxilie o presidente da celebração. O missal romano apresenta, para esse efeito, uma fórmula de designação eventual de ministro extraordinário da comunhão. Neste caso, porém, a designação desse ministro cessa ao terminar a celebração.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Coordenação:

bottom of page