Pastoral Familiar

Atuação:

Taipu e Poço Branco

Resumo:

A Pastoral Familiar é um serviço da igreja, de apoio às famílias, a partir da realidade em que se encontram, para que possam existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Sua área mais especifica trata dos relacionamentos fundados em valores evangélicos. Relacionamento da pessoa, consigo e com o próximo. A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares.

Seus Objetivos:
- Formar agentes qualificados;
- Acolher toda família a partir da realidade em que se encontra;
- Santificar os laços familiares;
- Apoiar a família no seu papel educador;
- Promover a missão em família;
- Valorizar os tempos litúrgicos;
- Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais e movimentos eclesiais;
- Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.

Sua estrutura é composta da seguinte maneira:
Casal Coordenador: Itamar e Waldisete
Casal vice-coordenador: Rogerio e Gilma
Secretaria: Maria Helena
Setor Pré-matrimonial: Casal Coordenador – Flávia e Letriele

Preparação Remota:
Articulando com: Crisma, jovens, catequese e escola.

Preparação Próxima: Evangelizar namorados e noivos

Preparação Imediata: Dialogo com o Padre, Retiro Espiritual, Rito Sacramental e Celebração

Setor Pós-matrimonial: Casal Coordenador – Leandra e Adauto

Oferecer ajuda e formação para recém-casados e grupos familiares

Formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária e Celebrações Especiais.

Setor casos especiais: Casal Coordenador – Gorete e Cristovão

Os casais em nova união e seus filhos sejam acolhidos, acompanhados e incentivados, conforme sua situação, a participarem da vida da igreja segundo as orientações do Magistério.

Acompanhar as diferentes realidades das famílias de migrantes, mães e pais solteiros, famílias com filhos portadores de necessidades especiais ou usuários de drogas, famílias distanciadas da igreja, matrimônios mistos, atenção especial aos idosos, viúvos, casais em nova união, alcoolismo e etc.

Atividades iniciais:
• Identificação de pessoais em nossa comunidade para receber os Sacramentos do Batismo, Crisma ou Matrimonio

Pastoral Familiar

Coordenação: