Terço nas Famílias

Atuação:

Taipu

Resumo:

O Terço nas Famílias foi sustentado inicialmente por Dona Francisca Avelino, em sua residência, na famosa Rua do Fogo. Ela veio a falecer aos 27 de janeiro de 2012, encerrando a atividade de recitar o terço nas famílias. Somente em 2013, durante as reuniões da Campanha da Fraternidade, foi pensado em retomar o Terço nas Família uma vez por semana, em casas diferentes, afim de que as pessoas também sentissem esse mesmo desejo, fazendo uma partilha da vida de forma voluntária. Durante o terço, também é proclamado o evangelho e feita a reflexão. A intenção era rezar pelo centenário da Paróquia, em 18 de abril daquele ano.

Em 19 de dezembro de 2017, Antônia Calixto conversou com o Padre Helenildo Marques, então Pároco. Ela levou a experiência do Terço nas Famílias, que até então não era oficialmente um movimento da Paróquia. O Padre Helenildo falou da origem de outro terço, que foi por ocasião da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, aos setores paroquiais, por ocasião dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil. Ele propôs publicar a experiência do terço no Plano Pastoral 2018, servindo de exemplo para os demais.

Ainda em 2017, no dia 12 de dezembro, Antônia falou aos participantes da novena do Natal em Família sobre a conversa com o padre, que foi correspondida pelos presentes com alegria e estima. Em 30 de dezembro de 2017, foi preciso criar uma coordenação para o Terço nas Famílias, servindo de exemplo para os demais movimentos e surgir mais pessoas que possam assumir o movimento em outros pontos da cidade. Mas os responsáveis falaram que não usam coordenação, e sim, o trabalho em equipe, embora reconheçam que no plano pastoral se registra como coordenação. A equipe ficou: Antônia Calixto, Lucia Farias, Maria José e Raimundo.

O Terço nas Famílias teve sua primeira citação numa reunião do Conselho Pastoral Paroquial – CPP, em 9 de janeiro de 2018. Pouco tempo depois foi criada a Missa das Famílias, no 4° Domingo do mês, para que as famílias visitadas pelo terço, participassem de forma mais ativa, sendo lembrados dentro da celebração. Houve uma pausa da pandemia, em março de 2020. Sendo retomado posteriormente. Durante peregrinação da Padroeira o terço nas famílias participa da peregrinação, por ser um movimento paroquial.

Terço nas Famílias

Coordenação: