Padre Willian Bruno dos Santos Costa
60° Cura
_DSC5394.JPG

O Padre Willian Bruno dos Santos Costa nasceu na Casa de Saúde São Lucas, Natal-RN, no dia 06 de fevereiro de 1989, sendo filho de Vicente Costa Júnior (in memoriam) e Zélia Maria dos Santos. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 03 de janeiro de 1993, quando constava com a idade de 3 anos, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, pelo Pe. Antônio Nunes de Araújo, tendo como padrinhos o casal Inaldo Macedo do Amaral e Terezinha Barboza do Amaral. Iniciou os seu caminho estudantil na Escola Dom Marcolino Dantas, no bairro do Alecrim, onde cursou o jardim I e II.

Com a mudança com a sua mãe para o bairro de Santos Reis, na Zona Leste da cidade, deu continuidade aos seus primeiros estudos no Colégio Ebenézer, localizado no bairro das Rocas. A 1ª série do ensino fundamental foi feito na Escola Municipal de Santos Reis, em Santos Reis e o ensino médio, na Escola Estadual Winston Churchill, na Cidade Alta. Durante este período, começou a fazer a catequese em preparação para a Primeira Comunhão, que foi realizada no dia 5 de dezembro de 1999, no Salão Paroquial do Santuário dos Santos Reis, tendo como presidente da celebração, o Padre Gilmar Pereira de Castro, então pároco.

Após este momento tão feliz em que recebeu Jesus pela primeira vez, ingressou nas atividades apostólicas do Santuário; primeiramente como coroinha, depois no Ministério de Música, que posteriormente tornou-se o seu coordenador; secretário da Legião de Maria Juvenil; auxiliar da secretaria paroquial e membro do Grupo de Jovens. Em meio a tais atividades, sentiu o chamado do Senhor para a vida sacerdotal. Aos 14 anos de idade, o jovem Bruno, após o período de preparação, recebeu na fronte o Santo Crisma, numa celebração presidida pelo Monsenhor Lucas Batista Neto, no dia 10 de dezembro de 2003.

No ano de 2004 passou a frequentar os encontros vocacionais do Seminário de São Pedro. Ingressou no Seminário de São Pedro dia 17 de fevereiro de 2008, com mais 11 jovens, para iniciar o curso propedêutico, esse vivenciando em Emaús, Parnamirim-RN. Mudou-se para Natal, no ano de 2010, a fim de residir no Seminário Maior e iniciar o Bacharelado em Filosofia. Em 2012, começou o Curso de Licenciatura em Teologia, pela Faculdade Dom Heitor Sales. Deixou o Casarão de Ouro da Campos Sales no dia 20 de dezembro de 2015. Foi Admitido entre os candidatos às Ordens Sacras, aos 12 de fevereiro de 2012 e recebeu o Ministério de Leitor aos 17 de novembro de 2013, ambos na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação. Dia 07 de setembro de 2014 recebeu o Ministério de Acólito, na mesma Igreja Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Todas as referidas cerimônias foram presididas pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Durante os 08 anos de vida formativa, o jovem seminarista exerceu seus trabalhos pastorais nas seguintes comunidades e serviços diocesanos: Paróquia de Santana, em Soledade II (2010); Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Bom Jesus-RN (2011); Paróquia de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi-RN (2012); Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral), em Natal-RN (2013); Equipe Arquidiocesana de Cerimônias (2009 a 2016). Iniciou seu Estágio Pastoral em 14 de janeiro de 2016, na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha-RN e lá permaneceu até 30 de junho de 2016, quando assumiu a função na Residência Episcopal de Natal. No dia 06 de setembro, fez o Juramento de Fidelidade à Igreja e Profissão de Fé, perante o Arcebispo, na Residência Episcopal de Natal. Foi ordenado Diácono no dia 08 de setembro de 2016, festa da Natividade de Nossa Senhora, por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação. No período do diaconado, além da função junto ao Arcebispo, foi nomeado Vice-Chanceler da Arquidiocese.

No dia 24 de maio de 2017, memória litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora, foi ordenado Sacerdote, por Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação. Escolheu como lema para a vivência do ministério “Sub tuum praesidium”, em alusão a Virgem Maria, Mãe de Deus. No dia 29 de maio, presidiu pela primeira vez a Santa Missa no Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis, que foi o berço de sua vocação e de sua fé. No dia 11 de julho de 2017 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Antiga Catedral de Natal. No dia 12 de novembro de 2017, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros/RN e permanecendo até dia 27 de janeiro de 2019, onde foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Riachuelo e Bento Fernandes/RN. No dia 04 de abril de 2020, foi nomeado Pároco da referida Paróquia. Após três anos e dois meses, no dia 29 de março de 2022, O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha nomeou o Padre Bruno o 60º pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Taipu e Poço Branco, tomando posse no dia 02 de maio.